História | Organização | Código de Conduta |
História
O Rugby Universitário surge em 1992/1993 na Universidade do Algarve com a existência de uma série de alunos oriundos de várias pontos do país onde jogavam Rugby a quererem continuar a jogar e a formarem o Clube de Rugby.
O Clube de Rugby ficou inserido como Secção Autónoma da então Associação de Estudantes da Universidade do Algarve (AEUAl), com o nome de Clube de Rugby da Universidade do Algarve
O Rugbu Universitário do Algarve começou por competir nos Campeonatos Universitários, à data de Rugby 15, tendo posteriormente se inscrito no Campeonato Nacional da Federação Portuguesa de Rugby. Chegou a disputar os oitavos de final da Taça de Portugal, onde teve uma derrota histórica frente ao CDUL.
Posteriormente voltou às competições Universitárias, já no modelo de Rugby 7, tendo regressado às competições da Federação Portuguesa de Rugby em 2011, com os Torneios de Equipas Emergentes da Federação Portuguesa de Rugby, organizados pelo Comité de Rugby do Centro.
Com o inicio das classes de formação em 2012/2013 começou a estar presente com equipas dos Escalões de formação nos Torneios e Campeonatos da Federação Portuguesa de Rugby e Particulares.
Organização
O Clube de Rugby Universitário organiza-se em Assembleia Geral, Mesa da Assembleia Geral, Fiscal Único e Direcção.
Assembleia Geral
Direcção
Fiscal
Para além disso, o CRUAl é composto por elementos Tecnicos Desportivos que vão do Director Técnico aos Directores de Equipa até aos Treinadores.
Técnicos
Código de Conduta
Código de Conduta
O lendário William Webb Ellis ficou na história como tendo sido o primeiro, durante um jogo de futebol, a transportar a bola com as mãos, perante a ineficácia de marcar um simples golo. Irritado com a sua inépcia, estava longe de saber que, através desse acto de corajosa rebeldia, contribuiria decisivamente para a criação de uma nova modalidade desportiva. Decorria então o ano de 1823. Nasceu o Rugby!
Para além dos praticantes e dos apoiantes que este desporto beneficia, o Rugby engloba um conjunto de valores como a coragem, a lealdade, o espírito desportivo, a disciplina e o trabalho de equipa. Este Código propõe um conjunto de parâmetros perante os quais podemos avaliar os comportamentos e mode- los de jogo.
O objectivo deste Código é o de garantir que o Rugby conservará o seu carácter único dentro e fora do campo.
Pretende-se delinear e divulgar os principais procedimentos e regras comportamentais dos atletas que frequentam o Clube, bem como dos seus acompanhantes.
As regras agora disponíveis são aplicáveis durante as sessões de treino, jogos e outros quaisquer eventos organizados pelo Clube ou em que este participe. O seu desconhecimento não justifica qualquer tipo de infracção ou a sua violação.
O RUGBY leva para a vida aquilo que é a sua filosofia e os cinco valores associados:
DISCIPLINA
DISCIPLINA é uma parte integrante do jogo, tanto dentro como fora de campo, sendo reflectida através do cumprimento das Leis, regulamentos e valores centrais do Rugby.
É a consciência de que você é o único responsável pelo esforço para conquistar o seu objetivo.
É a força insistente dentro de você que escolhe com alegria o que te coloca mais perto da meta. São aqueles pequenos triunfos quando ninguém está vendo.
RESPEITO
Respeito pelos seus companheiros, oponentes, oficiais de partida e todos os envolvidos no jogo é fundamental.
E a base para o trabalho em equipe é o RESPEITO, que valoriza e possibilita extrair o melhor das diferenças. O respeito amplo e irrestrito à comunidade, e aos que vieram antes e aos que virão depois.
INTEGRADIDADE
Integridade é fundamental para o desenrolar do jogo e é gerado através da honestidade e jogo justo.
Tudo começa dentro de você, quando define o que quer realizar.
Quando ajusta o foco e começa a mirar em conquistar os seus sonhos.
Nesse momento você começa a praticar a INTEGRIDADE conectando os seus pensamentos com as suas ações, e tem a confiança para tornar real o que está na sua mente, no seu coração e na sua alma.
PAIXÃO
As pessoas do Rugby têm um entusiasmo apaixonado pelo jogo. Rugby gera excitação, apego emocional e o sentimento de se pertencer à família global do Rugby.
A experiência desse caminho em busca dos seus objetivos precisa ser prazerosa, afinal toda sua energia está investida nisso.
Por isso, a DIVERSÃO precisa estar presente. A alegria na dedicação com que você realiza cada tarefa. E o prazer de saborear cada passo na conquista da sua grande vitória.
SOLIDARIEDADE
Rugby promove um espírito unificador que perdura para toda vida, camaradagem, trabalho em equipe e lealdade que transcendem culturas, origens, política e diferenças religiosas.
O Rugby ensina que precisa ter ao seu lado pessoas com diferentes características para que somem forças e formem uma verdadeira equipa. Todos trabalhando em conjunto, dando o melhor de si, e sempre tendo em mente que ninguém é maior do que o todo.